Certas vezes, assuntos familiares escondidos ou camuflados influenciam na vida de seus membros, tanto no sentido físico como psíquico, causando doenças ou histórias de fracasso. Na maioria dos casos, os segredos nascem da vergonha ou do desejo de proteger um membro familiar do sofrimento que tal assunto poderia causar. Mas, ao contrário do que se pensa, a verdade é sabida, mesmo que inconscientemente, em todo o sistema familiar e, aquele que foi privado de saber sobre tal informação, tende a desenvolver características que reforcem o segredo, manifestando por meio de doenças tanto físicas quanto emocionais.
Quando uma criança está em uma família com segredos, evidentemente tem a impressão que existe algo que não se pode saber, assim também crê que ser adulto é ter segredos, contestando a comunicação autentica que deveria ter com todos ao seu redor, inclusive os pais.
O tratamento com a Microfisioterapia, Leitura Biológica e Psicogenealogia consegue trazer para consciência os não ditos na família de forma suave.